domingo, 6 de setembro de 2015

Reforma Mesinha de Canto

Olá, algum tempo atrás o meu amigo que trabalha no ferro velho em que vou sempre garimpar me deu essa mesinha, esta é a segunda mesa que ele me dá. Lá é um ferro velho, mas sempre aparece objetos de madeira também, que bom!
A parte estrutural dela estava ótima, tudo bem firme. Somente o tampo que estava bem ruim.
A minha estratégia era pintar os pés com alguma cor vibrante e envernizar o tampo, deixando o aspecto de madeira natural.
Para isso eu retirei o revestimento danificado e colei uma nova folha de madeira. Mas nem tudo ocorreu a mil maravilhas ...
Olha, colar folha de madeira é uma tarefa complicada, e para variar só um pouquinho, tudo o que faço pela primeira vez não dá certo, e obviamente não foi diferente neste projeto. 
Eu comprei esta folha de madeira aqui em uma madeireira perto de casa e para ajudar o vendedor não sabia me instruir e ela já veio toda se despedaçando. Sem medo de ser feliz, fiz a colagem na parte de baixo e na parte de cima do tampo. E é claro que a parte que acertei foi a parte de baixo!
A parte de cima colou, mas ficou com bolhas e não ficou lisinho. Eu lixei bem antes com a orbital para deixar tudo bem plano mas não foi o suficiente. Acho que meu erro capital aqui foi de não ter passado duas mãos de cola. Na embalagem da cola, cola de sapateiro, diz que para materiais porosos é preciso da duas demãos, e não fiz isso.
Para amenizar o problema, com o estilete eu cortei as bolhas e preenchi com massa F12. Mas isso me impediu de deixar o tampo no natural. 
Para dar um destaque entre os tons, eu escureci os pés com Betune da Judéia e pintei o tampo com Esmalte Sintético Azul Calcinha.
Não ficou do jeito que eu queria, e minha esposa reclamou da cor, disse que não vai combinar com nada, mas o importante é fazer e aprender, na próxima eu acerto!



Um comentário :