sexta-feira, 27 de março de 2015

Ciclovias de São Paulo

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Protesto de ciclista em Amsterdã nos anos 70.




Hoje tivemos em São Paulo uma "bicicletada" especial em protesto ao embargo da implantação de ciclovias em São Paulo. Bicicletada é um movimento de cicloativistas e simpatizantes da bike que acontece toda última sexta feira do mês (bicicletada.org) em várias cidades do país.

Eu como ciclista, evidentemente uso e aprovo as ciclovias. Essa que temos na Anhaia Mello (Vila Prudente - São Paulo) que acompanha o monotrilho da linha verde do metro é, na minha opinião, a melhor obra que o governo fez no últimos 10 anos. As ciclofaixas de Domingo também são ótimas, uma grande opção de lazer.
Mas infelizmente tenho minhas dúvidas no sucesso delas. E o principal motivo é o cultural.

Somente agora o brasileiro esta prestando mais atenção na bike. A bike no Brasil sempre foi considerada como um brinquedo. E andar de bicicleta ainda é visto como coisa de pobre, mesmo que bikes rodando por ai, e não é difícil de ver, podem custar mais de R$ 20.000,00.

O argumento para parar as obras seria a falta de planejamento, e disso eu não duvido. Sair pintando de vermelho para dizer que atingimos a meta de 400 km de ciclovias não é correto mesmo, e ainda saem comentários de que o custo por quilometro é exorbitante. Claro que isso é um problema, mas na minha opinião, o maior problema é a população não usar as ciclovias e elas acabarem sendo desativadas por outros governos no futuro.

Eu ainda não vejo elas sendo usadas no dia - dia com certa frequência como deveria ser.
O caso de maior sucesso no uso de bike foi na Holanda, que serviu de inspiração para o resto da Europa. Conforme video abaixo, na Holanda não foi o governo que institui as ciclofaixas "guela abaixo" como ocorre em São Paulo. Foi a população que cansada do massacre de crianças em acidentes de transito fez cobrar do governo um sistema de mobilidade mais humano, somado na época a crise do petróleo, a bike veio a calhar.

Para nós, nos dias de hoje, até que temos certa semelhança com os anos 70 deles, uma vez que nosso transito mata mais que guerras e o preço da gasolina esta nas alturas.
Carro no Brasil é caro, mantê-lo também. Estacionar um carro é um tormento ...

Não sou contra o automóvel, possuo um e uso ele diariamente, dependo muito dele pois tenho filhos pequenos e não consigo carrega-los de bike. Mas para tudo o mais que preciso fazer, faço de bike. 

Torço muito para que a população perceba que não faz mais sentido ficar no transito exprimida em um ônibus super lotado duas vez ao dia, e que a ciclovia pode ser uma opção mais saudável e feliz para as pessoas.






















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